domingo, 22 de junho de 2014

Padre Gilsônio é o mais novo sacerdote da Diocese de Januária


A Diocese de Januária possui um novo sacerdote: Padre Gilsônio. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu neste domingo, dia 09 de março, às 9h, na Catedral Nossa Senhora das Dores. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo D. José e concelebrada por vários padres, incluindo Padre Laurindo, msf e Padre Daniel, msf.

Pe. Wally fez o comentário inicial. A equipe de celebração adentrou a Catedral ao som da Marcha da Igreja. D. José saudou a todos os presentes. Após a Leitura do Evangelho, teve início o Rito da Ordenação. Em sua homilia, o Bispo de Januária refletiu sobre o Evangelho do 1º domingo da Quaresma. D. José disse ao Diácono: "Gilsônio, você conhece este Norte de Minas, esta Diocese, este bispo, que você vai trabalhar agora, esta igreja, este clero. Leia a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, onde ele nos diz para ir ao encontro do povo, acolher o povo. Jesus é o nosso modelo."

O bispo, em seguida, interrogou o até então Diácono Gilsônio, onde o mesmo manifestou suas intenções para o serviço da Igreja. Durante a Ladainha de todos os Santos, o eleito se prostou em sinal do reconhecimento de sua pequenez e de sua súplica ao Deus que é Pai. Toda a Assembleia ficou de joelhos.

Após a Ladainha, todos os sacerdotes presentes, começando por D. José, impuseram as mãos sobre Gilsônio. Já ordenado, o Pe. Gilsônio foi paramentado com as vestes próprias dos Sacerdotes. O novo presbítero ajoelhou-se diante do Bispo, que ungiu suas mãos com o óleo do Crisma. D. José entregou ao Pe. Gilsônio o pão e o vinho, pois o Sacerdote deverá oferecer ao Pai o sacrifício da Cruz em nome de Cristo e em nome de toda a Igreja. Em seguida, o Bispo e os demais sacerdotes presentes, cumprimentaram o pe. Gilsônio, acollhendo-o como sinal de seu ministério comum.

Ao final da celebração, aconteceram várias homenagens ao Pe. Gilsônio. Em seu discurso, bem emocionado, ele agradeceu a sua família, aos seus amigos, aos professores, aos padres que o acompanhou e o ajudou. Destacamos os seguintes trechos: "Eu vi D. José no dia de sua posse e tive a certeza que retornaria ao Seminário e que o senhor me ordenaria. Obrigado pela sua simplicidade, pelo seu amor, pelo carinho e confiança que o senhor deposita em mim. Peço a Deus todos os dias que eu não te decepcione, que eu seja obediente como hoje prometi aqui. Conte com meu apoio, com minhas orações, com minha obediência, e acima de tudo com meu zelo pastoral. Muito obrigado D. José. Agradeço a Deus por D. Anselmo. Que Deus o recompense pela confiança que depositou em mim. Foram nove anos como seminarista sob o pastoreio de D. Anselmo. Que lá do céu ele esteja feliz assim como eu estou feliz. E que Deus o recompense pela bondade e generosidade por ter confiado em minha vocação. Obrigado a Paróquia Sagrada Família, nela eu dei os passos largos na fé. Na Paróquia Sagrada Família, eu fui coroinha, fui legionário, fui da RCC. Foi um tempo que Deus me deu a graça de conviver com Pe. Alfonso e Pe. Herbert. A Paróquia Sagrada Família, meu muito obrigado."

Ao fim da celebração, os diáconos convidaram para as celebrações nas quais receberão a ordem sacerdotal, sendo as do mês de março:

Dia: 15/03
Evento: Ordenação Presbiteral do Diácono Anivaldo Eugênio dos Santos,
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz cidade de Riachinho – MG,
Horário: às 19h;

Dia: 29/03
Evento: Ordenação Presbiteral do Diácono André Luiz de Souza,
Local: Paróquia Imaculada Conceição, Igreja Matriz cidade de Pedras de Maria da Cruz,
Horário: às 09h.

Que Pe. Gilsônio seja cada vez mais um instrumento precioso na evangelização para a Diocese de Januária. Mais fotos deste importante momento, você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Fonte: Folheto Missa Ordenação Presbiteral de Pe. Gilsônio / www.sagradafamiliajanuaria.com

www.gosenhorjesus.com  10/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário