domingo, 22 de junho de 2014

Missa Solene da Páscoa


No Domingo de Páscoa da Paróquia Sagrada Família aconteceram durante a manhã, Celebrações Eucarísticas na Matriz, junto as crianças; e na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz (Riacho da Cruz). À noite, a Santa Missa Solene na Matriz foi presidida pelo Padre Laurindo, msf, e concelebrada pelo Padre Daniel, msf.

 Em sua homilia, Pe. Laurindo nos deixa os seguintes ensinamentos: "Compreendemos que celebrar hoje a Ressurreição de Jesus é celebrar o dom da vida, a vida colocada a serviço da comunidade, do outro. A partir desta compreensão iremos entender a Ressurreição. A Palavra de Deus nos apresenta esta nova realidade. Maria Madalena é a portadora, que dá início a nova comunidade que se deixa guiar pela boa notícia. O tempo novo é o primeiro dia da semana. Começamos a nova aliança, começamos o tempo da vida e não o tempo da morte. O primeiro dia da semana é o dia Senhor, o dia de fazer memória das ações de Deus. Maria Madalena ainda sofrendo o peso de perder o mestre, se desloca ainda de madrugada para verificar o túmulo. Percebe que a pedra foi retirada, o túmulo está vazio. O túmulo vazio é o dado da comprovação da ressurreição de Jesus. O discípulo amado, esteve sempre próximo a comunidade, sempre acompanhou Jesus nos momentos mais difíceis, por isso acreditou, diferentemente de Pedro. Os sinais de Deus nos são apresentados a cada dia e a cada hora. Deus se revela através de muitos sinais. Alguns percebem rapidamente, outros passam toda a vida para perceberem. Nós não vimos o sepulcro, acreditamos na experiência ocular dos que viveram junto com Jesus. Os discípulos, aos poucos, foram recordando e compreendo a ressurreição, embasados na Palavra de Deus. Na Palavra aprofundamos nossa fé, conhecemos quem é Jesus e qual a missão nos convida a realizar. Estou no meio de vocês, irei morrer e ressuscitar. Desta memória histórica e salvífica da presença de Jesus entre eles, compreendemos o anúncio querigmático, que é o anúncio da boa-nova. O que nós somos convidados a anunciar? Pedro, nos Atos dos Apóstolos, testemunha que Jesus de Nazaré é o enviado do Pai, o Ungido. No segundo momento, ele nos apresenta o que devemos anunciar: a vida nova trazida por Jesus através de suas ações nos liberta, cura e dá a vida. Aqueles que viram o crucificado, dão testemunho que Ele é o ressuscitado que celebramos hoje. Jesus ressuscitou! Ele vive e reina entre nós! O que é Páscoa? Às vezes ligamos Páscoa ao chocolate, ao comer e ao beber. Muitas pessoas não sabem que Páscoa diz respeito ao grande evento que celebramos hoje: a ressurreição de Jesus, a vida nova, a libertação. A morte não tem poder sobre a vida. Celebramos os sinais da ressurreição quando decidimos amar mais, a conviver melhor com o outro. Como exemplo, em uma família em que não há o diálogo, mas hoje com a luz do Ressuscitado, compreende e vive de uma outra forma dentro de casa. Celebrar o ressuscitado é assumir o contínuo desejo de caminhar. Pois caminhando sirvo mais. Gasto o solado de minhas sandálias fazendo o bem. Jesus está conosco." 

Pe. Laurindo encerrou sua homilia com a seguinte canção: "Nós somos testemunhas do que Jesus falou, / nós somos missionários do Reino que deixou. Pois é nossa Missão: profetas da alegria, / amar o nosso irmão, viver da Eucaristia. / Feliz é quem habita a casa do Senhor, / feliz é quem revive ali o seu amor! (bis)"

Ao final da celebração, Pe. Laurindo deixa a seguinte mensagem de Páscoa, em nome da Paróquia Sagrada Família: "Que esta data se repita a cada dia e a cada momento. Que a missão de Jesus seja nossa missão, que a ressurreição de Jesus seja nossa ressurreição. Estamos a ressuscitar a cada dia que realizamos obras de amor. Feliz Páscoa!"

Mais fotos da Santa Missa Solene da Páscoa você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 

Fonte: www.sagradafamiliajanuaria.com 22/04/2014

www.gosenhorjesus.com  22/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário