sábado, 21 de junho de 2014

Nossos Grupos de Oração guardam a beleza da pregação profética !

Grupo_de_Orao2

Outro dia em um encontro de formação para pregadores, ouvi o formador perguntar: ‘onde encontramos pregação da palavra de Deus dentro da Igreja fora das Missas?’ uns e outros olharam questionando-se e procurando respostas, e antes de poder ouvir qualquer murmurinho, o formador completou: ‘não seria nos grupos de oração da Renovação Carismática Católica?’ e uns alegremente sorriram com este belo encontro e descobrimento da verdade.

Querido irmão e irmã, se por ventura não tivermos um Grupo de oração por perto, haveremos de ter pouquíssimas possibilidades de ouvir (degustar) da palavra de Deus pregada com unção e com a alma. É verdade! e a isto dou glória a Deus. Glória a Deus nas alturas por estabelecer em nossos dias os grupos de oração com seus empenhados pregadores, homens e mulheres que carregam em seu íntimo a palavra ardente da verdade. Não podemos esconder de como é dessaboroso ouvir reflexões da palavra por um agente que não se prepara ou que desvia do conteúdo sagrado. É péssimo para a alma que clama o fogo do Espírito de Deus, ficar sentado ouvindo deturpações das escrituras, colocações pessoais, politiqueiras e outras pertubações feita por pessoas que pouco se esmera pela palavra e pela pregação da mesma. Por outro lado, é salutar ao extremo quando nos deparamos com aquele pregador ungido do Grupo de oração, aquele carismático que andou com a palavra no mínimo vinte e quatro horas em meditação, aquele que rezou uma ou duas horas pedindo a Deus para soprar em seu coração os verbos a serem proferidos. Este Vazo com certeza apresentará o ouro da palavra guardada em si, para aqueles que precisarão ouvir. O tempo e espaço será pouco e pequeno para o pregador ardoroso, para o pregador adorador e obediente. O mesmo tempo e espaço será pequeno nos momentos que ouvimos um carismático destemido falar.

“Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rm 10,14)

Como carismático e participante dos grupos de oração, eu tenho a resposta para este questionamento acima: “como ouvirão?” através da missão e das próprias reuniões dos grupos de oração. “se não houver quem pregue?” nos grupos sempre temos. Não existem barreiras para pregar, pois pregamos com os recursos materiais e sem eles também. Pregamos em corredores de Faculdades, nas Casas, nas Ruas, nas Igrejas, Roças, Escolas, Presídios, Assembleias, na Internet e aonde o Senhor mandar. É verdade que a Renovação necessita de avançar para águas mais profundas na pregação, mas está sendo feito um lindo trabalho de transmissão da fé através da pregação, com certeza sim, sou testemunha e servo disto que é fato. Quantos jovens, adultos, crianças e anciões tem voltado para a Igreja por causa da palavra pregada? quantos testemunhos ouvimos a cada pregação das pessoas dizendo que sentiram o coração arder e que nunca ouvira alguém falar da palavra assim? São várias ocasiões que podemos perceber isto e tenho certeza que isto agrada a Deus. Pregar é cumprir uma ordem de Cristo “pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15) e trata-se de uma lindíssima imitação feita de nossa parte daquilo que Nosso Senhor sempre fez: “que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim”. (Mc 1,38).

Pregar muitas vezes é como retirar as cinzas que cobrem as brasas. Aquele que prega, utiliza do fogo e do sopro que alimenta o calor. Quem prega avança contra montanhas gelosas e corações petrificados, neste avanço, quebra as resistências através da unção do poder da palavra proclamada. Quem prega, não prega a si mesmo, mas a Palavra que é o Próprio Senhor, uma palavra mais penetrante que a espada de dos gumes, que atinge até a divisão da alma e do corpo. Aquele que prega, torna-se prova que nada pode prender a palavra, ela não se deixa algemar nem ofuscar ou mesmo diminuir.

Elogio agora a Renovação Carismática Católica e faço como um homem resgatado dos vícios deste mundo. Sei que este elogio é o que muitos fazem sempre por ai, as pregações dos filhos de Deus, servos dos Grupos de oração carismáticos é uma maravilha, é uma ferramenta de auxilio na evangelização. Elogio com toda minha força, pois vejo uma graça enorme quando membros carismáticos carregam suas Bíblias com grande respeito e dedicação, são pessoas que sabem o que está escrito ali, e mais importante do que saber, cumprem.

Como devem ser os pregadores? entre tantas formas de agir, que creio serem múltiplas, eu creio particularmente que devemos seguir como São Pedro, veja como fez: “Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse… prestai atenção às minhas palavras… todo o que invocar o nome do Senhor será salvo … “Salvai-vos do meio dessa geração perversa!”

Autor: Adimilson Nogueira Santos
Fonte: http://rccminas.com.br/portal/vidanoespirito/nossos-grupos-de-oracao-guardam-a-beleza-da-pregacao-profetica/

www.gosenhorjesus.com 04/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário