domingo, 22 de junho de 2014

Festa sob as Mangueiras marca a celebração da Sagrada Família, nossa padroeira


Logo na manhã deste domingo, dia 04 de maio, às 9h, na Matriz Sagrada Família, aconteceu a Celebração Eucarística em honra a Padroeira de nossa Paróquia. A Celebração foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo, msf, e concelebrada pelo Pe. Daniel, msf. 

Na procissão de entrada, membros do EJC representaram a Sagrada Família. Pe. Laurindo acolheu os presentes que vieram de todas as comunidades.
A Equipe de Canto foi formada pelo Ministério de Música da Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz (Riacho da Cruz). 
Em sua homilia, Pe. Laurindo refletiu sobre a Família. Confira os principais pontos: "Hoje celebramos a Sagrada Família. Quando falamos em família, qual é a primeira lembrança? A definição geral de família é um conjunto de pessoas com um grau de parentesco. Ela se caracteriza por esta proximidade. Quando falamos de Sagrada Família, recordamos Jesus, Maria e José. Ela é nosso modelo de vida, nosso exemplo maior pelo qual nós caminhamos como comunidade. Temos  a responsabilidade, trilhando o caminho Sagrada Família, de nos elevar a Deus, de crescer como família paroquial, como família humana. Qual modelo de família estamos tomando como parâmetro para educar e cumprir minha missão? Nosso modelo é a Sagrada Família, que nos leva a viver a resistência contra todas as realidades do mal presentes em nosso meio. Se nos abrirmos para o amor, nos entregaremos a missão. Modelemos nossa vida como a Sagrada Família, vivendo a unidade, a comunhão. O Concílio Vaticano II define a família como "a Igreja Doméstica". O que fazemos na Igreja? A Igreja é o local para celebrar, ter, defender e desenvolver a vida. A Igreja reúne todas as virtudes necessárias para a gente viver segundo a vontade de Deus. Na família é que crescemos e aprendemos a amar. Na Sagrada Família é que cresceu Nosso Senhor Jesus Cristo. A Equipe Litúrgica da Missa com Crianças começou através de crianças pequeninas e que hoje já são adolescentes, já tem uma missão importante na comunidade, realizando suas funções com muita desenvoltura. A Igreja é o local de acolhida, onde nos sentimos próximos. A família é o local da proximidade, da vivência da comunhão. A Igreja não pode ser outra coisa, senão a Família de Deus. A minha família é o local onde me encontro, onde me sinto amado por Deus." Padre Laurindo, juntamente com a Equipe de Canto, entoou a seguinte música do Padre Zezinho:

Daqui do meu lugar, eu olho teu altar,
E fico a imaginar aquele pão aquela refeição,
Partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos,
Criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu,
Somos a Igreja do pão,
Do pão repartido e do abraço e da paz,
Somos a Igreja do pão,
Do pão repartido e do abraço e da paz,
Daqui do meu lugar,
Eu olho o teu altar,
E fico a imaginar aquela paz aquela comunhão,
Viveste aquela paz,
E a deste aos teus irmãos,
Criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu.
Pe. Laurindo durante a homilia

Dando continuidade a homilia, Pe. Laurindo nos afirma: " Somos a família de Deus quando reconhecemos que vivendo seguindo a luz do ressuscitado, vivendo a partilha do pão, não vivemos como pessoas estranhas, mas através de um abraço familiar. Na Sagrada Família se abre para nós as portas da salvação. As portas estão abertas, cabe a nós querer entrar. Vivendo os exemplos da Sagrada Família, seremos pessoas comprometidas, pessoas que se interessam. São José e Maria eram pessoas preocupadas com a vida de Jesus. A família se preocupa pelo seu bem estar e desenvolvimento. A liturgia de hoje nos convida a descobrir a presença do ressuscitado em nosso meio. Jesus já está em nosso meio, devemos descobri-lo, percebê-lo. Devemos aproximar mais de Deus. Jesus está presente na comunidade, na família. Logo, é nas realidades cotidianas, no encontro fraterno, no amor partilhado, descobrimos aquele que já está entre nós. É necessário que aproximemos cada vez mais, assim como a Sagrada Família, da oração, do dom da Palavra e do Pão Eucarístico. A melhor família é aquela que eu luto para que ela viva e sobreviva a todas as situações que procuram destruí-la."
Ao final da celebração, a Equipe Litúrgica responsável pela Missa com Crianças, fez um belo jogral em homenagem a Sagrada Família. 
Pe. Laurindo agradeceu a todas as pastorais, comunidades e paroquianos em geral que deram sua colaboração para o bom êxito dos festejos em 2014. Após a Santa Missa, houve Batizados na Matriz, e, sob as mangueiras, a comunidade vivenciou fraternos momentos de convivência em família. Idosos, adultos, jovens e crianças, todos se confraternizaram nesta manhã de domingo. 

 Mais fotos da tradicional Festa das Mangueiras você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 

Fonte: www.sagradafamiliajanuaria.com 

www.gosenhorjesus.com  05/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário