sábado, 21 de abril de 2018

“Sede santos, porque eu sou santo” (I Pd. 1, 16)



Confira a carta 07/2018 aos membros da Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas bimestrais oferecem direcionamentos e partilhas espirituais para o trabalho de evangelização desenvolvido pelo Movimento em nível nacional. É muito importante que você compartilhe este documento com os irmãos do seu Grupo de Oração.




CARTA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

“Sede santos, porque eu sou santo” (I Pd. 1, 16)



Doc. 07/2018

Vitória/ES, 19 de abril de 2018.



Amada família Carismática do Brasil!



Estamos vivendo um tempo de preparação espiritual para o Jubileu de Ouro da RCCBRASIL, que será em 2019. É importante lembrar que celebrar um jubileu é um tempo de retornar às origens, tempo de bênçãos e graças especiais. Quero recordar a todos, então, que estamos na segunda etapa preparatória para o nosso jubileu, que propõe que em 2018, nos aprofundemos na vivência da “Conversão Sincera”.

“O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente” (I Jo 2, 17).

É preciso reconhecer os fatos. Uma conversão sincera é exigente. E não há outro caminho para nós! Neste sentido, não se trata de falta de opção, mas sim de reafirmação da escolha verdadeira e segura na direção de Nosso Senhor: ou somos de Deus, ou somos de Deus! Ou temos vida no Espírito, ou temos vida no Espírito!

Na primeira pregação da quaresma em 2018 do Frei Raniero Cantalamessa aos membros da Cúria Romana, ele pontuou que numa sociedade em que todos se sentem investidos da tarefa de transformar o mundo e a Igreja, a Palavra de Deus na Carta de São Paulo aos Romanos, nos convida a transformar-nos a nós mesmos, antes de qualquer coisa. "Não vos conformeis com este mundo”: sendo que, depois dessas palavras, poderíamos esperar ouvir: "mas transformai-o!". Em vez disso, se diz: “mas transformai-vos!”. E Cantalamessa completa: “Transformar, sim, o mundo, mas o mundo que está dentro de vós, antes de pensar em transformar o mundo que está fora de vós”.

 “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm 12, 2).

Nesse sentido, em comunhão com a Igreja, nesse Ano do Laicato, nós, Renovação Carismática Católica, precisamos pedir vida renovada, regenerada, transformada; genuína e autêntica vida no Espírito; vida de santidade!

O Documento nº 105 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, sal da terra e luz do mundo, retoma e aprofunda a participação dos leigos na sociedade, sendo que em seu capítulo 2, número 116, reforça a vocação universal à santidade de todos nós:

“Os cristãos leigos, homens e mulheres, são chamados, antes de tudo, à santidade. São interpelados a viver a santidade no mundo. Para isso, são instados pelo Espírito Santo a cultivar com solicitude a vida interior e a relação pessoal com Cristo, de modo que, iluminados pelo Espírito Santo, em todas as circunstâncias, tudo façam para a glória de Deus, a salvação do mundo e o bem de todos. A santidade de vida torna a Igreja atraente e convincente, pois os santos movem e abalam o mundo”.

A vida no Espírito é vida sempre mais transbordante, coração expandido. Enchei-vos do Espírito Santo! É possível abrir mais espaço para o Espírito Santo em nossa vida. Neste ano de 2018, o Senhor insiste conosco para que tenhamos a nossa vida lapidada, trabalhada e santificada pelo Espírito Santo, pois Ele deseja de nós uma verdadeira e sincera conversão.

Que alegria e que confirmação para todos nós quando o Papa Francisco torna público, em 09 de abril de 2018, sua mais nova exortação apostólica “GAUDETE ET EXSULTATE”, sobre a chamada à santidade no mundo atual. Emociona muito perceber como Deus é maravilhoso e misericordioso para conosco, pois essa exortação Apostólica é lançada exatamente no ano em que estamos propondo dar um passo concreto para uma vida de Conversão Sincera – Quantos sinais de Deus!

No número 1, o Papa Francisco nos diz:

“O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: ‘anda na minha presença e sê perfeito’ (Gn 17, 1)”.

Portanto, irmãos, vamos seguir firmes e decididos na busca da santidade para as nossas vidas, com entusiasmo e ânimo, para que cada um possa dar o melhor de si mesmo e crescer rumo ao que Deus sempre quis para nós, na certeza de que é Ele mesmo quem nos encoraja: “Não temais!” (Mc 6, 50), pois Sua garantia nos basta: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20b).

Que Maria, nossa amada mãe, que foi perfeita na obediência à vontade de Deus, interceda por todos nós para que sejamos perseverantes no caminho rumo à santidade.

Abraços fraternos,


Katia Roldi Zavaris
Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL


Fonte: https://www.rccbrasil.org.br/institucional/index.php/artigos/1256-sede-santos-porque-eu-sou-santo-i-pd-1-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário