quinta-feira, 23 de março de 2017

Ministérios Jovem, Comunicação Social e Música e Artes promovem EEL!



Um momento especial para rever os amigos, partilhar as realidades e ouvir os direcionamentos. Estes são os objetivos do Encontro Estadual de Liderança (EEL) realizado nos dias 11 e 12 de março, na Casa de Retiros Getsêmani, em Divinópolis/MG.

O evento foi direcionando aos Ministérios Jovem e Comunicação Social, que reuniram coordenadores diocesanos e seus respectivos núcleos. O presidente do Conselho Estadual da RCC Minas Gerais, Mário Lúcio, esteve presente e ministrou pregações para cada um dos ministérios.

Ministério Jovem

O EEL do Ministério Jovem contou com a presença de 26 dioceses. Foram dias intensos de pregação, oração e formação que levaram os jovens ao resgate da identidade carismática, a partir da direção de Deus para o ministério no ano de 2017. “O ministério Jovem só acontece quando o Projeto ‘Aqui tem Jovem’ se torna vivo em nossos Grupos de Oração”, exortou o coordenador estadual do ministério Daniel Marinho.

A coordenadora nacional do Ministério Jovem Daniele Almeida também participou das atividades em Divinópolis. Ela conduziu uma formação sobre a eficácia do Projeto ‘Aqui tem Jovem. Aqui tem fogo’, descrevendo os passos para que o projeto aconteça.

Os representantes das comissões se reuniram em workshops com o objetivo de dinamicamente, formar e atender cada representante diocesano em suas respectivas comissões. A ideia era avivar os líderes das dioceses representadas para que voltem ao seus Grupos de Oração e conduzam o chamado para a nova geração.

Comunicação Social

Em um espaço separado do Ministério Jovem, o Ministério de Comunicação Social também se reuniu e contou com grande envolvimento das dioceses mineiras. A abertura do encontro se deu com a Santa Missa, seguida pela pregação de Mário Lúcio, que falou sobre unidade e fez uma comparação entre a missão dos comunicadores e a de João Batista, de anunciar Aquele que vem.

Na sequência, a coordenadora estadual do ministério, Deisiele de Paula, falou sobre o novo tempo vivido pelo Ministério de Comunicação Social em todo Brasil. ‘Mais do que saber usar equipamentos, Deus quer que sejamos autênticos comunicadores do Amor, da Boa Nova que é Jesus. Muitos vieram antes de nós e construíram a história desse ministério, mas agora chegou o tempo de vivermos essa graça, de entrarmos na terra prometida que foi preparada para nós”, destacou.

Deisiele também falou sobre a importância dos coordenadores diocesanos serem formadores em suas realidades. Ela apresentou o plano de ação e materiais que podem ser utilizados nestas formações.

A Espiritualidade do comunicador e a importância do pastoreio também foram assuntos abordados durante o encontro. Os participantes puderam ainda aprender sobre a criação de um planejamento estratégico e sobre a identidade visual da RCC. Aspectos práticos sobre o trabalho do ministério também foram relatados, com uma visão diferenciada dentro da nova moção que tem norteado a comunicação.


Vivência fraterna

Na noite de sábado, os dois ministérios se uniram para a Vivência Fraterna. Foi preparada uma Noite de Gala para celebrar os 50 anos da Renovação Carismática Católica. Entrando no clima jubilar, todos participaram do jantar vestidos de trajes sociais. Oportunidade de estreitar laços e confraternizar com os irmãos de outras regiões.

Assembleia Música e Artes

No mesmo final de semana as lideranças do Ministério de Música e Artes de todo estado se reuniram em Assembleia, na cidade de Belo Horizonte/MG.  Esse momento, que é de suma importância para o bom andamento dos trabalhos do ministério, contou com a representação de  21 dioceses.

Foi uma oportunidade para que os servos pudessem conhecer e viver a moção proposta pela coordenação nacional. Além de avaliação dos trabalhos realizados durante o ano anterior, foram traçadas metas para 2017. Esse ano, o foco será a ministração do louvor orante, com ênfase em Pentecostes, para comemorar o Jubileu de Ouro da RCC.

Foi ainda apresentado o novo coordenador estadual do ministério, Deivid dos Reis, da Diocese de Oliveira, além do assessor de dança/teatro, Luiz Cláudio Garcia, da Diocese de Guaxupé, que falou sobre novidades como as escolas diocesanas voltadas à essas expressões artísticas.

O atual primeiro secretário da RCC em Minas Gerais, Lucas Carvalho, pregou sobre a necessidade de um resgate das origens carismáticas dos Grupos de Oração. “O ministério vive um tempo de reconstrução, no qual o próprio Deus continua a moldar os artistas que se colocam a seu serviço fielmente”, finalizou o coordenador estadual.

Fonte: http://rccminas.com.br/noticiasmovimento/ministerios-jovem-comunicacao-social-e-musica-e-artes-promovem-eel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário