terça-feira, 26 de julho de 2016

Pe. Laurindo na Missa Festiva dos 51 anos: "A Paróquia Sagrada Família é este espaço privilegiado para a gente aprender a amar..."

A manhã do dia 24 de julho foi um momento especial na história de nossa Paróquia Sagrada Família. As comunidades, movimentos e pastorais se reuniram na Matriz para celebrar os 51 anos de história da Paróquia.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Laurindo, msf e contou com a participação do seminarista Reginaldo. O Seminarista Reginaldo acolheu a todas as comunidades presentes com cantos bem animados.

Os Festeiros 2016 participaram da procissão de entrada da Santa Missa juntamente com os Leitores, Ministros Extraordinários da Eucaristia e com nosso pároco.

Pe. Laurindo refletiu em sua homilia o Evangelho, destacando, também, a celebração dos 51 anos de história da Paróquia Sagrada Família. Veja alguns pontos:

"Queridos festeiros, querido povo de Deus, queridos irmãos e irmãs, comunidades aqui presentes. Este dia Domingo é o Dia do Senhor. É o dia de excelência da Ação de Graças, porque é o dia em nós nos entramos para agradecer, para louvar. Deste encontro, poderemos tirar o real significado do porquê que estamos celebrando 51 anos. Qual o sentido? Qual a importância de nossa paróquia Sagrada Família? Qual a importância destes 51 anos para nosso crescimento humano, espiritual e comunitário?"

"Muito bom quando a gente encontra as pessoas, principalmente nestes festejos. Padre, meu crescimento, minha história, está vinculado a história desta paróquia. Quando estamos falando de paróquia, estamos falando para além de algo que é simplesmente administrativo. Estamos falando de nossa vinculação a Deus neste espaço geográfico, neste espaço afetivo, neste espaço de relacionamento, neste espaço de conhecimento humano e comunitário, e que nós, pela graça de Deus, nós descobrimos o novo a cada dia. Descobrimos pessoas novas, e tem sido uma experiência significativa."

"Ano passado tivemos um grupo de nove festeiros. Este ano, um grupo também de mais nove. A missão que Deus nos confia, nos coloca em movimento, nos leva a convocar pessoas para servir. No convite, muitos irmãos aceitaram. A partir da aceitação, crescemos na nossa fé, crescemos na amizade, crescemos no testemunho."

"A Paróquia Sagrada Família é este espaço privilegiado para a gente aprender a amar, aprender a sorrir, aprender a descobrir o valor e o sentido da vida. Pe. Zezinho tomando por base, por inspiração, fez aquele canto Amar como Jesus amou. É preciso sorrir, não com um sorriso da boca pra fora, mas um sorriso que brota do coração. Sorrir como Jesus sorriu."

"Temos a graça de ter a Sagrada Família como modelo de espiritualidade e também como nosso modelo missionário. A  Sagrada Família Peregrina, a imagem que está na pia batismal, que o ano passado em homenagem aos 50 anos de nossa paróquia percorreu todas as comunidades. Não é um simples ato de levar a imagem da Sagrada Família. Ela está nos convidando que a exemplo da Família de Nazaré, nós devemos ter a alma missionária." 

"Podemos afirmar com toda convicção que nossa paróquia é o espaço de nossa iniciação na fé. Hoje alguns irmãos e irmãs irão apresentar seus filhos para o Batismo. A pergunta que o padre sempre faz, pelo batismo esta pessoa vai fazer parte da Igreja, vai iniciar na comunidade dos seguidores de Cristo. Vocês pais, padrinhos, comunidade querem ajudar esta criança a viver sua fé em Cristo? Todos respondem que queremos."

"Na comunidade paroquial somos chamados a descobrir Jesus. Tem gente que procura, procura e não encontra por quê? Porque está procurando no lugar errado. Entre nós estava, e nós não percebíamos. Ao nosso lado caminhava, e não percebíamos. Jesus está sempre querendo nos encontrar. É preciso querer encontrar Jesus. E para encontrá-lo existe algo que na paróquia é fundamental: a conversão. Pai perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Nesta oração, Jesus não está a ensinar palavras. Jesus está convidando os discípulos a entrar em contato com o Senhor da Misericórdia. Porque na oração nós não estamos falando com um estranho. Estamos falando com alguém que é de nossa família. Com alguém que temos a coragem de chamar de Pai."


 
Durante o ofertório, Pe. Laurindo incensou o altar e recebeu as oferendas dos Festeiros, dos adolescentes da Equipe Litúrgica da Missa com Crianças e também das comunidades urbanas e rurais.

Ao final da Santa Missa aconteceu os agradecimentos às comunidades, às Pastorais, aos movimentos, aos Festeiros 2016 e também ao nosso pároco.

 
Em seguida, Pe. Laurindo conduziu um momento de oração com as crianças junto a Imagem de nossa padroeira Sagrada Família. Toda a assembleia participou também deste momento. Pe. Laurindo chamou os aniversariantes que fazem aniversário junto a Paróquia, e para surpresa de todos um casal onde a mulher completava 100 anos e o homem 106 anos. Com muita disposição, participaram da Santa Missa. Cantou-se os parabéns para os aniversariantes e para nossa querida paróquia. 

Após a bênção final, Pe. Laurindo abençoou os objetos e presidiu o Sacramento do Batismo às crianças que começam sua vida cristã.

Os fiéis se dirigiram até as sombras das mangueiras para confraternização durante a manhã de domingo.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Liliane Alexandre / PasCom Sagrada Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário