domingo, 30 de novembro de 2014

Último dia da Assembleia Diocesana: é hora de colocar em prática!



O último dia da Assembleia prosseguiu com o mesmo espírito que os primeiros dias: muita animação e discussões acaloradas.

Após uma esmerada oração, o assessor Pe. Antenor pontuou os aspectos mais importantes na realização do Plano Diocesano de Pastoral.

O Concílio Vaticano II evidenciou que a Igreja necessita de uma “reforma perene” e necessita de “penitência e renovação” e tal necessidade precisa urgentemente tornar-se uma realidade em nossa diocese. É imprescindível uma revitalização das comunidades paroquiais para que nelas resplandeça a comunidade acolhedora, samaritana, orante e eucarística.


Ficou absolutamente claro em toda assembleia que a conversão e a revisão das estruturas não se realizam para modernizar a Igreja, mas para buscar maior fidelidade a Jesus. Segundo o Pe. Antenor, a paróquia precisa ser o ambiente de crescimento da vida cristã; um espaço de anúncio, de caridade generosa e de Adoração; local para escuta da Palavra; e, sobretudo, deve promover atividades de incentivo para seus membros serem agentes de evangelização. Na oportunidade, Dom José Moreira, bispo de Januária, apresentou a todos os presentes os membros da comissão responsável pela elaboração do Plano Diocesano de Pastoral cuja formação foi constituída por representantes padres, religiosas e leigos de todos os setores.


Foi estabelecida também a data da próxima assembleia diocesana: dias 06, 07 e 08 de novembro de 2015. Diante destes primeiros frutos, o Pe. Antenor lembrou que as demarcações da presente assembleia é que definirão o futuro da ação pastoral da Igreja particular de Januária. Depois de uma caminhada participativa de consultas bases, de verificação da realidade e dos desafios de nossa diocese, elaborar o Plano Diocesano de Pastoral (ou de ação evangelizadora) representa o próximo passo a ser dado em nosso itinerário de povo de Deus. O planejamento é fundamental para o êxito de nossos objetivos e tal planejamento deve ser o mais claro e objetivo quanto for possível e iluminado pelo Espírito Santo para fugirmos da velha figura de uma Igreja de improvisação.

“Quem sabe aonde quer chegar, escolhe o caminho e o jeito de caminhar.” (Tiago de Melo)




Texto: Willian Carlos Viana Coutinho / Seminarista Diocese de Januária

Fotos: Rafael César / Seminarista Diocese de Januária
           Liliane Alexandre / PasCom Sagrada Família

Fonte: www.sagradafamiliajanuaria.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário